Desde setembro de 2009 a Codetran é a responsável pelo atendimento de acidentes de trânsito em vias municipais. Durante 24 horas por dia quatro equipes de plantonistas e dois servidores administrativos atendem os acidentes com vítimas e registram o Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito – BOAT.
Em caso de acidente com vítima o Setor de Atendimento de Acidente de Trânsito - SAAT vai até o local para realizar os primeiros procedimentos e manter o local preservado. É feita a medição para a confecção do croqui, registro de fotos e orientação para comunicação da ocorrência. Em caso de suspeita de embriaguez de um dos envolvidos no acidente, o SAAT realiza o Teste de Alcoolemia (bafômetro) ou o Auto de Constatação de Embriaguez. Se positivo e acima de 0,30mg/l, o condutor é encaminhado à Delegacia para os procedimentos cabíveis ao crime de trânsito.
O Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito - BOAT é feito neste setor que atende na sede da Codetran. Caso o BO derive de um acidente com lesão corporal ou homicídio (morte), arquiva-se uma cópia e outra é encaminhada juntamente com as fotos e o croqui para a Delegacia de Delitos de Trânsito a qual dá continuidade aos procedimentos. Se os danos são apenas materiais, o BOAT fica arquivado. O arquivo serve para consultas eventuais, ou fornecimento de cópias extras.
Com a criação do setor a Codetran passou a elaborar mensalmente estatísticas sobre o trânsito da cidade, algo inédito. Com os dados que são comparados a cada mês, semestre ou ano é possível traçar o perfil do trânsito de Itajaí e promover ações mais eficientes de fiscalização e educação.
Telefones: 3249-5811, 3249-5815 e 3249-5816.