Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Secretaria de Segurança agora conta com psicólogo

Profissional irá atuar principalmente no combate ao stress dos agentes de trânsito
Data de inclusão: 15/10/2014 11:52

Qualquer trabalhador está sujeito ao stress no trabalho. Mas, em algumas profissões, o stress ocupacional é mais comum, e apresenta-se de forma mais prejudicial. É o caso dos Agentes de Trânsito. Cumprir e fazer cumprir a legislação de trânsito, organizar o fluxo de veículos, acompanhar acidentes não é tarefa fácil. Essas são apenas algumas das funções dos agentes de trânsito, que além de preparação profissional, exige preparo psicológico.

Por isso, desde a última semana, a Secretaria de Segurança conta com um psicólogo que vai atuar no combate ao stress ocupacional. Os trabalhos já iniciaram, e neste primeiro momento estão focados no fortalecimento das relações humanas, através de vivências em grupo. Depois, serão realizados atendimentos individuais, sempre que necessário. “Nesta primeira abordagem com os agentes de trânsito, nosso objetivo é se aproximar deles e conhecer melhor a rotina de trabalho, identificar quais são os traumas psicológicos e até mesmo físico que esses profissionais estão expostos e suas principais queixas com relação ao trabalho”, conta o psicólogo clínico, organizacional e escolar, José Anastácio Furtado. Com base nesse trabalho inicial, ele pretende aplicar uma pesquisa para traçar o perfil dos agentes de trânsito e com esses dados elaborar um trabalho mais preciso que irá melhorar a qualidade ocupacional na Secretaria de Segurança.

A Secretaria de Segurança conta com 97 agentes de trânsito que atuam numa jornada de trabalho de 40 horas semanais. “É uma rotina bastante intensa e desgastante, tanto pros profissionais que ficam nas ruas, quanto para os que atuam dentro da Secretaria de Segurança, nos serviços administrativos. Ter um psicólogo aqui sempre esteve em nossos planos. Temos certeza que a população será a principal beneficiada, pois os nossos agentes irão se sentir mais preparados para realizarem as abordagens, estarão motivados pelo trabalho e farão orientações mais seguras e gentis”, fala a Secretária de Segurança, Susi Bellini, que acrescenta que os guardas patrimoniais também serão acompanhados pelo psicólogo.

A novidade foi bem aceita pelos agentes de trânsito. “Trabalho na Codetran há 11 anos, e agora poder contar com a ajuda de um psicólogo para melhorar o nosso trabalho é muito gratificante”, analisa o agente Odair David.

“A população geralmente olha com receio os agentes de trânsito, e o simples fato da aproximação de um agente, já gera em muitos condutores uma postura mais arredia. E isso, afeta o psicológico dos nossos profissionais, que são submetidos a grandes níveis de stress diariamente”, pondera o Coordenador de Trânsito, Albanir Santos.

Segundo ele, “nossos agentes sofrem agressões psicológicas e até físicas por parte de condutores, e eles são seres humanos, que por mais preparados que estejam, se abalam com essas situações. Então, o psicólogo é de grande importância para ajudar no trabalho deles, para deixá-los motivados. Assim, a fiscalização e a abordagem nas ruas também será bem melhor”.

____________________ 

Informações Adicionais:

Secretaria de Trânsito

Telefone: 3249-5858

Imagens relacionadas

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2025- Município de Itajaí