PARE – uma palavra pequena, porém, de bastante efeito quando obedecida pelos motoristas. Nesta semana, um cruzamento no Bairro Cabeçudas ganhou reforço na sinalização. O objetivo é evitar acidentes e desacelerar os condutores que passam pelo local.
De acordo com especialistas na área de trânsito, 90% dos acidentes ocorrem por falhas humanas. Destas, podemos destacar o descumprimento das leis de trânsito, falta de atenção e até mesmo distrações cotidianas com aparelhos celulares, crianças, entre outros.
Dados do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) apontam que 35% dos acidentes são em cruzamentos. A maioria desses locais, apesar de sinalizados e com semáforos, são muito movimentados, com grande fluxo de trânsito, favorecendo as colisões transversais. A pedido dos moradores do bairro Cabeçudas, a Secretaria de Segurança instalou placas e reforçou a pintura no cruzamento que liga as Ruas Floriano Peixoto e Benjamin Constant.
Conforme o morador André Vicente, a medida evitará inclusive atropelamentos no local. “Diariamente vemos os carros passando em alta velocidade neste cruzamento, é um perigo. Espero que agora com a pintura e as placas haja mais conscientização”, comenta.
A regra exposta no artigo 44 do Código Brasileiro de Trânsito diz que o motorista deve ter prudência máxima ao se aproximar de qualquer tipo de cruzamento, e transitar em velocidade moderada para que haja tempo de frear com segurança e dar passagem a pedestres e outros veículos com direito à preferência.
_______________________________
Informações Adicionais
Secretaria de Segurança
(47) 3249-5866