Nesta quinta-feira (10), a equipe de Educação para o Trânsito – Edutran esteve na Escola Básica José Medeiros Vieira, no São Vicente conversando com cerca de 60 alunos, do 2º e 4º ano do Ensino Fundamental. Direitos e deveres no trânsito, além dos cuidados com as brincadeiras de rua e o uso de cerol em pipas, foram os assuntos abordados entre o grupo.
O tumulto de carros na hora da entrada e da saída de alunos é quase uma regra na maioria dos colégios. Acabar com essa falta de segurança no trânsito pode parecer simples, bastaria chamar os Agentes e fiscalizar. Mas, para a Secretaria de Segurança, a solução é outra, ela passa pela conscientização de condutores de veículos e de pedestres sobre suas atitudes. Algumas escolas já introduziram trabalhos nessa área para educar os jovens e, também, alterar o comportamento dos pais no trânsito, como é o caso da Escola Básica José Medeiros Vieira.
Conforme a Agente Márcia Vargas, a conversa abrangeu diferentes temas como a importância do uso da faixa de pedestre nas travessias, a obrigatoriedade do cinto de segurança e do acento de elevação. “Falamos muito da questão das brincadeiras quando saem de casa onde é preciso redobrar a atenção, enfatizamos a idade correta para se andar na garupa de uma moto, que é de sete anos e principalmente o uso de cerol nas pipas”, comenta.
Além de levar a informação, a equipe tem como objetivo formar multiplicadores. “Tudo o que aprendem eles levam para os familiares e amigos e assim, conseguimos atingir e educar um grande número de pessoas”, completam.
A agenda do Edutran não para: nesta sexta-feira (11), eles estarão em uma escola particular de Educação Infantil. Interessados podem ligar e agendar uma visita pelo (47) 3249-5845.