Preocupada com o crescimento no número de mortes causadas por acidentes de trânsito, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou no mês de setembro a Semana Nacional do Trânsito com foco na redução desses índices. Em Itajaí, as ações aconteceram entre os dias 18 e 25, coordenadas pela Diretoria de Educação para o Trânsito da Secretaria de Segurança.
Foram quatro palestras e duas blitze educativas que envolveram cerca de 800 pessoas entre crianças, jovens e adultos. As ações foram realizadas em escolas e empresas com foco na direção preventiva, ao abordar temas como uso do celular ao volante, ingestão de álcool, entre outros cuidados necessários para evitar acidentes e mortes no trânsito. Com as crianças, as atenções se voltaram ao uso da cadeirinha e acento obrigatórios nos veículos, além, da importância da faixa de pedestre e o respeito à sinalização nas ruas.
“As ações envolveram cerca de 800 pessoas naquele momento, porém, se pensarmos que somos multiplicadores de informação teremos um número muito maior. As crianças são as primeiras a cobrar dos pais para que não atendam celular quando estão dirigindo e usem sempre o cinto de segurança”, comenta o Agente palestrante Jean Simas.
Já nas blitze educativas realizadas no centro da cidade, motoristas, pedestres e ciclistas receberam materiais educativos e orientações dos Agentes. “Mesmo sendo com objetivo de orientar e não fiscalizar, alguns condutores precisaram levar puxões de orelha”, ressalta.
O uso do celular ao volante é um dos fatores que mais vem preocupando os Agentes de Trânsito nas ruas. Em uma simples ronda é possível encontrar muitas pessoas escrevendo mensagens ou falado ao celular enquanto dirigem.
“Vamos falar exaustivamente sobre o assunto em nossas ações educativas, até que as pessoas se conscientizem do perigo que correm ao fazer isso. Pior do que fazer mal a si, é envolver terceiros em acidentes em virtude da sua própria irresponsabilidade”, finaliza Simas.
____________________
Informações adicionais:
Secretaria de Segurança
(47) 3249-5866