Todos os setores ligados à área de segurança deverão seguir um protocolo unificado de ações para garantir a tranquilidade do público durante a Regata Volta ao Mundo (Volvo Ocean Race), que acontece em abril de 2012. A criação deste plano de ação foi definida durante uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (27), no Gabinete do Prefeito no Paço Municipal de Itajaí.
A reunião foi convocada pela Secretaria Municipal de Segurança do Cidadão e contou com representantes da Delegacia da Capitania dos Portos, Polícia Civil, Polílica Militar, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Portuária, Codetran e Guarda Patrimonial Municipal. Do executivo municipal, além do prefeito Jandir Bellini, estiveram representadas a Secretaria de Gestão, de Turismo e de Comunicação Social. A reunião contou, ainda, com a presença do Presidente do Comitê Central Organizador (CCO) da Etapa Itajaí da Volvo Ocean Race, Amílcar Gazaniga.
Ao abrir o encontro, o prefeito de Itajaí solicitou o apoio de todos os segmentos para a elaboração de um plano de segurança pra os visitantes da Regata. A solicitação foi ratificada pelo presidente do CCO, tendo em vista a amplitude do evento. “Um simples incidente com relação à segurança, poderá comprometer todo o esforço que a cidade vem empreendendo em torno da regata, já que estamos trabalhando para reforçar a boa imagem de Itajaí para o mundo”, reforçou o presidente da CCO.
Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Segurança do Cidadão, todos os demais segmentos concordaram em desenvolver seu plano de ação específico para cada área. Numa próxima reunião, agendada para o dia 12 de janeiro, cada setor apresentará sua proposta que será unificada e integrada, formando o plano geral de segurança. Dentre as demandas já apresentadas, foram citadas a necessidade de um sistema de comunicação integrado, a implantação de um central de segurança dentro da Vila da Regata, suporte material e de pessoal para o período de realização da Volvo Ocean Race. O Plano de Ação Integrado de segurança deverá ser concluído até o final de janeiro, quando será apresentado à Coordenação da Volvo Ocean Race.