A multa para quem estacionar sem a credencial nas vagas reservadas para idosos ou de pessoas com deficiência física ficará mais cara a partir desta quinta-feira (07). A punição, gerada pela falta de respeito de alguns motoristas, será sentida principalmente no bolso. A multa de R$ 53,20 passará a ser de R$ 127,69.
A infração, então considerada leve, se tornou grave, com cinco pontos na carteira do infrator e o carro ainda pode ser removido pelo Agente de Trânsito. A mudança no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foi feita pela Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, que cria a política Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
O aumento de 140% pretende inibir principalmente aqueles motoristas que não veem problema em estacionar em uma vaga preferencial, nem que seja por alguns minutos. “Não terá mais jeitinho ou desculpas. Ou o motorista respeita ou terá que pagar uma conta bem alta que também resulta em mais pontos na habilitação.”, comenta o Coordenador de Trânsito, Ewerson Luis Gama.
Já para a Secretária Susi Bellini, falta bom senso dos condutores. “Se os motoristas respeitassem o direito ao estacionamento preferencial, não seria necessário mudar a Lei”, ressalta.
Itajaí está de acordo com a legislação em vigor, a qual reserva 2% das vagas em vias públicas aos deficientes e 5% para idosos. As credenciais são emitidas pela Secretaria de Segurança, gratuitamente, mediante a comprovação da necessidade. Mais informações pelo (47) 3249-5846.