Das 69 vans escolares cadastradas pelo município, 36 já passaram pela vistoria, iniciada na segunda-feira (1º). A inspeção está sendo realizada no pátio da Secretaria de Segurança e visa proporcionar mais segurança as crianças e adolescentes que são transportados por esses veículos. O prazo final encerra nesta sexta-feira (05).
Os condutores devem estar atentos aos itens a serem vistoriados para evitar a reprovação do veículo. Entre os principais problemas detectados estão a aferição do tacógrafo - instrumento utilizado para medir tempo de direção, velocidade praticada e distância percorrida - e a adequação das janelas, que devem ter abertura de, no máximo, 20cm.
O veículo deve ser registrado na condição de passageiro (placas vermelhas), apresentar faixa horizontal na cor amarela (40 cm de largura à meia altura em toda extensão das partes laterais e traseira do veículo), com nome ESCOLAR em preto (em caso de veículo de carroceria pintada de cor amarela, as cores acima devem ser invertidas). O equipamento deve ainda ter o tacógrafo, bem como os registros e equipamentos obrigatórios de acordo com o CONATRAN. Em caso de dúvida, os condutores de transporte de escolares devem entrar em contato pelo número 3249-5800.
Apenas motoristas habilitados na categoria "D" e com idade acima de 21 anos podem dirigir esse tipo de transporte. A licença também só é concedida aos condutores que tenham sido aprovados em um curso especializado e que não tenham cometido quaisquer infrações grave ou gravíssima ou que não sejam reincidentes em infrações médias durante os últimos 12 meses. De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo sem portar a autorização para condução de escolares é infração grave, gerando multa de R$ 127,69 e a retenção do veículo até a regularização.
-----------------------------------
Informações adicionais:
Secretaria de Segurança
(47) 3249-5866