Começa na próxima segunda-feira (25) a vistoria obrigatória semestral das vans que prestam o serviço de transporte escolar no município. O serviço será realizado na Secretaria de Segurança, das 13h30 às 18h. Os veículos serão vistoriados por ordem de chegada.
A fiscalização obrigatória é feita para checar os equipamentos de segurança e conforto no transporte dos estudantes, além de renovar a autorização da prestação do serviço. Os condutores devem estar atentos aos itens a serem vistoriados para evitar a reprovação do veículo. Entre os principais problemas detectados nos veículos que realizam este tipo de transporte estão a aferição do tacógrafo - instrumento utilizado para medir tempo de direção, velocidade praticada e distância percorrida - e a adequação das janelas, que devem ter abertura de, no máximo, 20cm.
Apenas motoristas habilitados na categoria "D" e com idade acima de 21 anos podem dirigir esse tipo de transporte. A licença também só é concedida a condutores que tenham sido aprovados em um curso especializado e que não tenham cometido quaisquer infrações grave ou gravíssima ou que não sejam reincidentes em infrações médias durante os últimos 12 meses. De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo sem portar a autorização para condução de escolares é infração grave, gerando multa e retenção do veículo.
Somente as vans que possuem o selo de autorização podem fazer o transporte escolar. Caso o veículo não faça a vistoria, a Codetran pode suspender ou até cassar a autorização, dependendo da gravidade. A vistoria é feita duas vezes ao ano, no início de cada semestre.
----------------------------------
Informações adicionais
Secretaria de Segurança
47 3249-5866