A aposentada Ligia Lemos Koehler chegou ao Salão de Festas da Matriz São Pedro Apóstolo ansiosa para participar do Prefeitura nos Bairros, que levou a estrutura do governo municipal com mais de 150 atendimentos para a Itaipava, nesta sexta-feira (24). A vontade de resolver os assuntos dos bairros era tanta que escreveu uma carta com elogios e reivindicações.
Ligia entregou diretamente para o prefeito Volnei Morastoni as quase três folhas escritas à mão. Entre os pontos mais elogiados está o atendimento da Unidade Básica de Saúde. Com todas as secretarias à disposição para a população, consultou os encaminhamentos de cirurgias e exames para saber as datas.
“Isso daqui é muito bom. É difícil para a gente que mora muito distante da Prefeitura ter que ir lá toda vez que precisa. É complicado. Então, sempre que tenho a oportunidade participo mesmo”, destaca a aposentada que dedicou a vida ao serviço público.
Perto da banca em que estavam os servidores da saúde, estava o construtor João Hernandes que veio saber o andamento do concurso público para a filha. “Fiquei satisfeito com o atendimento”. Já a serralheira Dona Dinai Santana de Souza veio saber sobre o alvará de funcionamento da sua empresa e o imposto do terreno. “Estou vendo os documentos que precisam e, vou aproveitar o dia, para resolver a situação”, ressaltou.
O prefeito Volnei visitou durante a manhã a Unidade Básica de Saúde (UBS) Fernando Wippel e a Escola Básica Francisco Celso Mafra. Também durante o dia, acompanhou obras que foram solicitadas durante a reunião preparatória na última terça-feira.
“É muito importante esse contato com as comunidades que ficam numa região mais distante do centro da cidade. Podemos acolhê-los e dar resposta aos seus anseios de forma mais rápida. A zona rural é muito importante para o desenvolvimento de Itajaí”, avalia Volnei.
Durante o Prefeitura nos Bairros, os moradores ainda puderam resolver questões de segurança, urbanismo, habitação, educação, saúde, assistência social, balcão de empregos, entre outros. As ações de cunho social também foram destaque.
A Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (FEAPI) realizou ação social com corte de cabelo e design de sobrancelha. Em 2017 a FEAPI desenvolveu diversas ações sociais nos bairros visitados pelo programa.
Para Daniela Barbetta, superintendente da Fundação, ações como estas cumprem com o objetivo da FEAPI: “Queremos ampliar cada vez mais nossa área de atuação. Com as ações sociais nos aproximamos ainda mais da população, daquele cidadão que não pode ir até nossa sede. Queremos a FEAPI próxima da comunidade, e em todos os bairros, tanto da zona urbana, como da rural”, disse.