Assim como a Volvo Ocean Race é considerada a Fórmula 1 dos Mares, a Coordenadoria de Tânsito de Itajaí (Codetran) não poderia ficar de fora da maior regata do mundo. A Diretoria de Educação para o Trânsito trouxe à Itajaí Stopover a "Vila do Trânsito", uma extensão do programa Motorista do Futuro. O espaço fica próximo ao píer de atracação dos veleiros e no segundo dia de funcionamento ja tinha formado mais de mil novos mini-motoristas.
A atividade já inicia na sala de espera, onde as crianças e os pais têm acesso ao material educativo com dicas e exercícios sobre segurança no trânsito. Em seguinda, os pequeninos são levados à mini autoescola. Eles participam uma aula instrutiva com regrinhas de trânsito e de sinalização.
"Trabalhar com o lúdico é uma das melhores formas didáticas para instruir as crianças. Para elas pode parecer apenas uma biencadeira, mas com certeza vão aprender muito e levar todo esse conhecimento para casa", comentou a professora Giovana, mãe do Marcio de nove anos, um dos participanntes da atividade.
Concluída a formação, a aquipe da Codetran emite uma carteira de motorista simbólica. O documento permite os novos motoristas de passearem pelas ruas da Vila de Trânsito com os carrinhos disponiblizados pelo órgão. Segundo a agente de trânsito Marcia Vargas, o objetivo principal do espaço é expandir o trabalho que ja é desempenhado pela pela diretoria de Eduação para o trânsito.
"Aqui as crianças aprendem na prática a respeitar as regras de trânsito, já que a nossa vila é equipada com semáforos e sinalizações que simulam a real vivência dos condutores no trânsito", complementa a agente.
A Vila do Trânsito segue aberta até o encerramento da Itajaí Stopover, no dia 22 de abril. As crianças podem participar das 12h às 22h45, horário da última sessão nos dias de semana. Já no sábado e domingo, a atividade inicia às 10h e encerra às 22h45.