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Coronavírus: Município de Itajaí inicia entrega de cestas básicas

Famílias cadastradas vão receber os alimentos a partir desta sexta-feira (03)
Data de inclusão: 02/04/2020 19:33

O Município de Itajaí vai iniciar nesta sexta-feira (03), a partir das 8h, a entrega de cestas básicas às famílias que já realizaram o cadastramento por telefone ou pela internet. A Central de Atendimento funciona das 8h às 19h no número 0800 474 7800. Na tarde desta quinta-feira (02), também foi liberado o cadastramento pela internet: doacoes.itajai.sc.gov.br (basta clicar no botão Quero Me Cadastrar).

O Município de Itajaí informa que quem faz o cadastramento por telefone já recebe uma senha e o endereço do local para retirar a cesta básica. Pela internet, o cidadão vai preencher um cadastro, receber um número de protocolo e aguardar a validação dos dados informados. Após o deferimento do pedido é que será possível saber, numa segunda consulta, a senha e o local de recebimento da cesta básica.

Para fazer a retirada dos alimentos, o beneficiário terá que comparecer ao local informado portando um documento oficial com foto (RG ou Carteira de Motorista, por exemplo) e o comprovante de residência onde consta o domicílio informado durante o cadastro.

Vale ressaltar que a entrega das cestas básicas será feita somente para as pessoas que já possuem a senha de retirada. No local de entrega, a Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) e a Guarda Municipal estarão presentes para auxiliar no controle e fluxo de pessoas e de veículos, bem como garantir as normas de segurança e de saúde de todos, evitando aglomerações de pessoas.

Mesmo que a pessoa não tenha em mãos a senha para a retirada, ou não tenha anotado esse número, é possível comparecer ao local de entrega com o documento oficial e o comprovante de residência, desde que tenha finalizado o cadastro. No local, os atendentes têm como conferir no sistema se a pessoa está ou não apta a receber o benefício.

Também é importante esclarecer que somente a pessoa cadastrada poderá fazer a retirada da cesta básica. Outra pessoa poderá comparecer no local somente para ajudar no carregamento dos alimentos, visto que o peso total da cesta é de aproximadamente 30 quilos. A cesta básica não será entregue a terceiros.

O Município esclarece e reforça que não haverá entrega de donativos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), nem cadastramento presencial. A entrega das cestas básicas será feita conforme agendamento da Central de Atendimento ou pelo site. No cadastro pela internet, a pessoa deve aguardar a aprovação do pedido, podendo acompanhar o status dessa solicitação pelo próprio site. 

Quem tem direito à cesta básica?
Qualquer morador de Itajaí que esteja precisando de alimentos.

O que devo fazer para ganhar uma cesta básica?
É obrigatório o cadastramento das famílias. Você pode ligar para a Central de Atendimento no telefone 0800 474 7800 ou se cadastrar pela internet no site doacoes.itajai.sc.gov.br. Não serão entregues donativos para pessoas que não estejam cadastradas.

Quais informações devo fornecer para o cadastro?
Nome completo, CPF, endereço e número de pessoas na família.
Pela internet, deverá ser cadastrado um arquivo (foto/imagem) do comprovante de residência, arquivo este com extenção png, jpg ou pdf. O sistema recusa arquivos sem extensão.

Eu devo ir no CRAS do meu bairro?
Não. Não há cadastramento pessoal nos CRAS, nem entrega de donativos nessas unidades.

Quantas cestas básicas serão distribuídas por família?
Cada família terá direito a uma cesta básica.

Como vai funcionar a entrega?
Ao se cadastrar por telefone, a família receberá uma senha com data, horário e local para retirada da cesta básica. No cadastro pela internet, a pessoa deve aguardar a aprovação do cadastro e pode acompanhar o status do pedido no próprio site. A retirada deverá ser feita exclusivamente pela pessoa cadastrada e não por terceiros.  

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