O Município de Itajaí iniciou nesta semana a operação Choque de Ordem, que vai fiscalizar locais públicos para coibir desrespeitos às regras de segurança no enfrentamento da COVID-19. De acordo com a Diretoria de Vigilância Sanitária, dois estabelecimentos já foram interditados na operação por superlotação.
A primeira interdição ocorreu na quarta-feira (10) à noite, em um bar localizado na Praia Brava. O estabelecimento teve que encerrar as atividades na hora da abordagem, devido à superlotação. Na quinta-feira (11) à noite, a interdição ocorreu em um bar no Centro de Itajaí, por desrespeito ao distanciamento entre os clientes. Em ambos os casos foi lavrado um auto de infração com advertência e auto de intimação com interdição por 12 horas. Caso ocorra reincidência, haverá aplicação de multa.
Nestes dois primeiros dias de operação, a Vigilância Sanitária de Itajaí, percorreu diversos pontos da cidade com apoio das forças policiais, e orientou outros seis restaurantes com grande movimento sobre o Decreto Estadual e as regras para funcionamento durante a pandemia de coronavírus.
As ações seguem durante todo o feriadão nas praias, bairros e no Centro. Além da participação das polícias Militar e Civil, a fiscalização conta com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Guarda Municipal, Codetran, Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária, Guarda Portuária e Corpo de Bombeiros.