Produzido em 01/07/2020 às 13:01
O Município de Itajaí trabalha desde as primeiras horas após a tempestade desta terça-feira (30) para recuperar as ruas da cidade devido aos impactos do ciclone extratropical. Equipes da Secretaria Municipal de Obras, Defesa Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Celesc atenderam durante a madrugada e seguem com os trabalhos durante toda a manhã desta quarta-feira (01). O objetivo é recolher árvores, galhos e placas arrancados durante o fenômeno climático ou que colocam em risco a segurança da população.
De acordo com a Defesa Civil, quase 100 ocorrências foram registradas até a manhã desta quarta. Os relatos são, em sua maioria, de destelhamento de casas e quedas de árvores e postes. Os bairros Cordeiros, São Vicente e Cidade Nova são os mais atingidos.
Todas as equipes da Secretaria Municipal de Obras foram destinadas para a recuperação da cidade. A Defesa Civil trabalha para atender os moradores em situação de risco. Lonas são distribuídas na sede da Defesa Civil de Itajaí, pelos seus agentes e também por policiais militares e Guarda Municipal.
A Secretaria Municipal de Educação informa sobre 30 unidades escolares atingidas e a Secretaria Municipal de Saúde também relata unidades prejudicadas pela tempestade. Já as obras licitadas pelo Município não foram atingidas e seguem o cronograma.
Algumas partes da cidade seguem sem energia elétrica. Segundo a Celesc, cerca de 174 mil unidades chegaram a ficar sem energia em toda a região. A Prefeitura suspendeu os atendimentos na tarde desta quarta-feira (01) devido aos problemas com energia elétrica.
Por conta da falta de energia, o Município está sem internet, telefone e o site está fora do ar. A população poderá procurar a Ouvidoria pelo WhatsApp (47) 98819-0955 e se manter atualizado sobre a situação em Itajaí pelas redes sociais oficiais da prefeitura.
Enquanto as linhas telefônicas Defesa Civil (199) e dos Bombeiros (193) não são normalizadas, a população pode registrar ocorrências pelo plantão (47) 99601-2950 (inclusive WhatsApp).