Equipes de fiscalização do Município de Itajaí, que envolvem Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, Codetran, Defesa Civil, Grupo de Apoio Preventivo (GAP), Polícias Militar e Civil, realizam a Operação Choque de Ordem durante todo o fim de semana. O objetivo é garantir o cumprimento das restrições impostas para enfrentamento ao coronavírus.
Já durante a manhã de sábado (25) a ação iniciou na região das praias e em locais onde há registro de aglomeração de pessoas. Na ocasião, os agentes isolaram pontos onde não é permitido o acesso público, distribuíram máscaras e orientaram a população.
A fiscalização é móvel e circulará por vários pontos da cidade. Já a Vigilância Sanitária vistoria os estabelecimentos comerciais para cumprimento das regras. Durante a noite também haverá operação.
"Em todos os bairros da cidade, os nossos agentes estão orientados a conversar com a população, distribuir máscaras e falar sobre a necessidade do distanciamento social", explica o coordenador da Guarda Municipal de Itajaí, Marco Antônio Otávio.
Vale ressaltar que estão em vigor, desde o dia 15, novas medidas de enfrentamento a pandemia de coronavírus em Itajaí (Decreto nº 11.947/2020), como o fechamento do comércio aos domingos, dentre outras determinações. Também estão suspensas as atividades esportivas coletivas e amadoras em áreas públicas ou privadas. Nas praias, permanece proibida a aglomeração de pessoas nas faixas de areia. Conforme o Decreto Municipal nº 11.941/2020, a prática de esportes individuais segue autorizada.
Denúncias do descumprimento das novas medidas adotadas pelo Município podem ser feitas nos telefones 190 (Polícia Militar), 153 (Guarda Municipal/Codetran) e pelas redes sociais da Prefeitura de Itajaí. Durante o fim de semana, a população também pode enviar denúncias para o Vigilância Sanitária (visa@itajai.sc.gov.br) ou na Central Alô Saúde Itajaí, no telefone 0800 642 5500.