Cinco estabelecimentos foram autuados pelas forças de segurança do Município de Itajaí por descumprir as medidas sanitárias contra o coronavírus. Um dos locais também foi interditado por tempo indeterminado. Ao todo, 35 comércios foram vistoriados de quinta-feira (10) a domingo (13) pela Vigilância Sanitária, Guarda Armada e as Polícias Civil e Militar.
> Leia mais notícias sobre Coronavírus
Na quinta-feira (10), a fiscalização autuou um bar no bairro Dom Bosco. Já na sexta (11) um hotel no Centro e um estabelecimento na Praia Brava receberam infrações. No sábado (12), outro bar no Centro foi autuado e um comércio na Barra do Rio recebeu infração e foi interditado por tempo indeterminado. Os estabelecimentos têm prazo de 15 dias para apresentar defesa, que será avaliada pela Vigilância e poderá gerar multa.
As principais irregularidades verificadas pelos fiscais foram aglomerações, falta de distanciamento social entre clientes, local sem ventilação e o não uso de máscara.
Fiscalização
A força-tarefa de fiscalização noturna ocorre todos os finais de semana, de quinta a domingo. O objetivo é garantir o cumprimento dos cuidados preventivos, coibir aglomerações e orientar a população sobre as medidas para controle do coronavírus. O trabalho envolve rondas preventivas, vistorias e verificação de denúncias da população.
Denúncias podem ser feitas nos telefones 190 (Polícia Militar) e 153 (Guarda Municipal/Codetran). Durante a semana, a população também pode denunciar o descumprimento de normas para a Vigilância Sanitária pelo e-mail visa@itajai.sc.gov.br ou pelos telefones: (47) 3908-5767 e 3908-5036.