Após determinar a suspensão das aulas na Rede Municipal de Ensino nesta quarta (05) e quinta-feira (06), o Município de Itajaí realizou uma reunião na tarde de hoje para definir estratégias e intensificar a proteção nas escolas. As medida, em conjunto com entidades e forças de segurança, foram adotadas após o ataque a uma creche de Blumenau, onde quatro crianças foram assassinadas e outras pessoas ficaram feridas nesta manhã, e por conta de possíveis ameaças a unidades escolares da região. Uma comissão permanente foi criada para agilizar e deliberar os trabalhos preventivos.
O encontro conduzido pelo prefeito Volnei Morastoni, na sala de reuniões do gabinete, contou com a presença do vice-prefeito Marcelo Sodré, das secretarias municipais de Educação, Segurança, Guarda Municipal, Codetran, Tecnologia e Procuradoria Geral, além da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Câmara de Vereadores, Conselho Municipal de Educação (Comed) e Conselho Tutelar.
Durante o encontro foram definidas algumas ações a serem tomadas neste primeiro momento, entre elas a intensificação das rondas da Guarda Municipal, Coordenadoria de Trânsito e Polícia Militar no entorno de escolas e creches da cidade; a criação de comissão permanente para agilizar e deliberar as ações; elaboração de protocolos de segurança nas escolas e treinamento de profissionais de educação; análise de todas as estruturas escolares para melhorar a segurança; além da implementação de um Botão do Pânico nas unidades escolares.
“Depois de suspender preventivamente as aulas, no reunimos para adotar medidas, em uma grande reunião de esforços da municipalidade e dos órgãos de segurança, entidades e Poder Legislativo, para fortalecer a segurança de todos os nossos alunos e professores”, ressalta o prefeito Volnei Morastoni.
Outras sugestões preventivas, como portas giratórias, detector de metais, segurança armada, totem com câmera de segurança, e solicitação ao Governo do Estado de maior efetivo para a PM em Itajaí também foram abordadas na reunião e devem ser estudadas pela comissão formada.