A Escola Básica Avelino Werner, do bairro São Judas, realizou nesta quinta-feira (29) uma blitz de conscientização sobre a dengue. A ação ocorreu nos períodos matutino (das 7h45 às 9h30) e vespertino (das 13h30 às 15h), nos arredores da unidade de ensino. Aproximadamente 120 alunos dos 4º e 5º anos da escola participaram da iniciativa, organizada pela professora Sheila Souza.
“Desde o início do ano letivo trabalhamos a temática com todos os alunos do 1º ao 5º ano. Apresentamos vídeos, confeccionamos cartazes, realizamos trabalhos de pesquisa em casa junto às famílias e culminamos hoje com essa ação para além do muro da nossa escola”, destacou a docente.
Ao longo da atividade, que contou com o apoio da Codetran, foram distribuídos quase 1.500 informativos. Quem recebeu os materiais, confeccionados pela Secretaria de Saúde do Município, aprovou a iniciativa da unidade de ensino.
“Muito interessante essa ação. É de pequeno que começa a conscientização e esses aqui estão dando um banho. Nós, adultos, que estamos deixando muito a desejar”, desabafou a autônoma, Luciana Baldi.
Atualmente, Itajaí está com 1.219 casos confirmados da doença. No bairro São Judas, onde foi realizada a ação, há 11 casos positivos registrados até o momento. Eliminar os criadouros e não deixar o mosquito nascer é a principal medida para evitar as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti.
“Temos que nos proteger. Não deixar água parada, cuidar com a caixa d´água, cuidar também com os pneus”, explicou o estudante do 4º ano, Guilherme Damásio. “E temos que ficar atentos aos sintomas da doença. Dor atrás dos olhos, febre, dores musculares”, complementou a aluna Milena da Silva Lorena.
Prevenção e conscientização são as melhores armas para combater o mosquito
A prevenção e a conscientização são, sem dúvida, as melhores armas para combater o mosquito. Os pais de Manuela dos Reis Luna, estudante do 4º ano da Escola Básica Avelino Werner, fizeram questão de participar da ação de combate à dengue.
“Muito importante esse trabalho de conscientização da escola. A gente fica feliz porque percebe que a nossa filha está bem informada e engajada nessa mobilização, tanto é que nos trouxe para participar juntamente com ela. Temos que nos cuidar, usar repelente e seguir as orientações repassadas pelos alunos”, salientaram os pais de Manuela, Lilian Alves dos Reis e Márcio Luna.
CEI Elizabeth Malburg também está mobilizado na luta contra a dengue
O Centro de Educação Infantil (CEI) Elizabeth Malburg, da Barra do Rio, também está mobilizado na luta contra a dengue. Ao longo desta semana, as crianças da pré-escola participaram de uma série de ações, como verificar a caixa d´água, virar os brinquedos do parque, como baldes, por exemplo, para não acumular água e até cuidar da horta.