O Município de Itajaí foi premiado pelo Programa Itajaí Moto Segura, em Curitiba. A Diretoria de Educação para o Trânsito (Edutran) recebeu na última sexta-feira (17) a premiação do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança (Consems). A equipe da Edutran se classificou em segundo lugar entre diversos projetos nacionais, na área temática de trânsito, com o programa.
O reconhecimento nacional aconteceu no 2º Fórum Nacional Integrado de Segurança Pública Cidadã, Defesa Civil e Trânsito e concedeu ao Itajaí Moto Segura o título de “case do sucesso em segurança cidadã”. As ações discutidas no evento contribuem para a construção de uma cultura de respeito e responsabilidade no trânsito.
Programa Itajaí Moto Segura
A iniciativa do Itajaí Moto Segura surgiu no Seminário de Segurança Viária em 2023. Com o tema “Impactos gerados com os sinistros de trânsito”, o evento abordou os motociclistas como as principais vítimas. O programa traz um forte resultado na educação para o trânsito do município e tem sua terceira edição marcada para o dia 25 de maio.
O Itajaí Moto Segura proporciona aprendizados teóricos e práticos. Na formação das oficinas são abordados os temas: atualização da legislação, direção preventiva, noções básicas de primeiros socorros e práticas de pilotagem.
Segundo as estatísticas oficiais do Departamento Estadual de Trânsito (Detran SC), Itajaí está em primeiro lugar no Estado em relação ao número de registros de veículos motonetas, com 22.730 registrados. Em relação a motocicletas, a cidade está em quarto lugar com 35.934. Os ciclomotores, com 336 veículos registrados, deixaram o município em quinto lugar.