O Município de Itajaí realizou, na manhã desta quinta-feira (23), mais um ingresso forçado para limpeza de um galpão com risco de proliferação do mosquito dengue. A ação ocorreu no bairro Salseiros e recolheu um caminhão de materiais que estavam com água parada. As equipes utilizaram da legislação (leis 6.974/2018 e 13.301/2016) para possibilitar a execução da vistoria e limpeza.
O galpão comercial era utilizado como depósito, estava fechado e foi denunciado por moradores locais. Antes do ingresso, as equipes tentaram contato com o proprietário do imóvel para uma visita preventiva, porém não houve sucesso. A ação foi desenvolvida pelas Secretarias Municipais de Obras, Saúde e Segurança. Os materiais que estavam secos e em local coberto não foram recolhidos pelas equipes.
“Estamos em um momento de cautela, pois continuamos em estado de epidemia. Ainda é necessário que a população realize as medidas preventivas e adote ações para diminuir a infestação do mosquito transmissor. Precisamos que todos se conscientizem e ajudem fazendo a sua parte”, destaca Lúcio Vieira, coordenador do Programa de Controle da Dengue de Itajaí.
Itajaí registra neste ano 11.753 casos confirmados de dengue e 30 mortes em decorrência da doença. Os bairros mais afetados são Cordeiros/Murta, São Vicente, Cidade Nova e Espinheiros. Atualmente, os agentes de combate a endemias realizam visitas de orientação nos bairros Cordeiros, Cabeçudas, Fazenda e Praia Brava.
Medida extrema
O ingresso forçado é a última medida tomada para combater e prevenir a proliferação do mosquito transmissor da dengue. No ano de 2024, esta é a quinta operação realizada para limpeza de um imóvel na cidade. As equipes do município de Itajaí já atuaram nos bairros Cordeiros, São Vicente, Vila Operária e, nesta quinta, no Salseiros.