Começou na semana passada a retirada das lombadas eletrônicas e radares no município. O contrato com a empresa que gerenciava os equipamentos encerrou em novembro do ano passado. Uma nova licitação será aberta no início do mês de março.
Neste momento, a equipe da Secretaria de Segurança trabalha na elaboração de um novo edital, que contará com alterações e melhorias. Nas reuniões sobre o tema estão sendo discutidos, ainda, os pontos de instalação dos equipamentos. “A maioria será mantida, porém, em alguns locais já identificamos a necessidade de mudança. Cada caso está sendo avaliado”, ressalta a Secretária de Segurança de Itajaí.
E a tecnologia também estará presente neste processo. As lombadas ganharão um novo aliado que são as câmeras de videomonitoramento, onde o guarda de trânsito terá acesso online ao sistema.
O município contava com 30 radares instalados em semáforos e 35 redutores de velocidade que agora estão desativados. A retirada se tornou necessária, pois o novo contrato diz respeito a novos equipamentos e não à reutilização dos mesmos.
Depois de aberta a licitação, a comissão terá 45 dias para escolher a empresa vencedora, que terá mais 40 dias para instalar os novos equipamentos. A previsão é de que até o final de maio todos os radares e lombadas estejam funcionando.