Na manhã desta sexta-feira (12) os dezenove Alunos Guia da Escola Básica Gaspar da Costa Moraes, no bairro Fazenda, encerraram a capacitação teórica do treinamento. Na próxima semana todos estarão nas ruas com o apoio de um Agente de Trânsito ajudando na travessia de escolares e pedestres.
Nesta manhã a palestrante e educadora da Secretaria de Segurança aplicou a última avaliação ao grupo. “É uma provinha sobre tudo o que já falamos de trânsito e também baseada na cartilha do Aluno Guia”, comenta. Dependo das notas das provas e da redação o aluno começa o processo prático, caso a avaliação seja negativa o educando não é escolhido para ser um Aluno Guia. “Eles precisam mostrar que aprenderam o que foi repassado nos encontros para poderem iniciar a etapa prática que ocorre nas ruas. cobramos muita a disciplina que é fundamental para o sucesso do nosso trabalho”, afirma. Outro combinado com os alunos é que no decorrer do programa as notas não podem baixar.
Hoje também foi o dia de uniformizar o grupo. Bonés, camisetas e coletes foram distribuídose já vestidos por eles para a foto oficial. Neste ano o Aluno Guia iniciou na Escola Básica Avelino Werner abrangendo mais de 600 crianças como também os pais. A formatura dos Alunos Guia destas duas primeiras escolas do ano já está com data marcada, será no dia 24 de abril, na Secretaria de Segurança do Cidadão.
O Aluno Guia, lançado em 2011, é encarregado de controlar a travessia de pedestres em frente às escolas. Sempre supervisionado por um agente de trânsito, ele irá ajudar na segurança de seus companheiros no início e término das aulas.