O assunto Educação no Trânsito tem chamando a atenção de empresas e unidades escolares. A cada semana aumenta o número de solicitações por palestras envolvendo a temática. E a Lei seca foi o foco do último encontro. Além de fiscalizar e autuar, os Agentes de Trânsito, por meio da Diretoria de Educação para o Trânsito (Edutran), têm se preparado para cada vez mais educar os cidadãos. São nestes momentos em que eles vestem suas fardas não para ir às ruas, mas sim para as salas de aula onde substituem os apitos por quadros brancos.
Nesta segunda-feira (17), funcionários da empresa Arteplas Cordas e Fibras participaram de uma palestra sobre a lei seca. A palestrante e educadora da Secretaria de Segurança mostrou dados que comprovam a redução no número de acidentes e mortes desde que começou a valer a tolerância zero ao uso de álcool para os motoristas. “Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o número de acidentes em Santa Catarina durante a Operação Verão caiu 15%, na comparação com o ano passado. Também houve redução de 16% no total de feridos e de 9% no número de mortes”, salienta.
A resolução, publicada no Diário Oficial da União em janeiro de 2013, definiu a tolerância zero para álcool no teste do bafômetro. Qualquer quantidade de álcool detectada no teste que ultrapasse a margem de erro do bafômetro - ou seja, 0,05 miligrama de álcool por litro - passa a ser considerada infração gravíssima, com multa de R$ 1.915,40 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
A resolução também manteve o limite de concentração em que a infração passa a ser considerada crime. Quando o motorista for flagrado com quantidade igual ou superior a 0,34 miligrama de álcool por litro no teste de bafômetro ou 0,6 decigrama de álcool por litro de sangue no exame de sangue, passa a responder criminalmente. A pena neste caso pode ir de seis meses a três anos de prisão, além de aplicação de multa.
Itajaí
Em contrapartida à redução de acidentes e mortes, o rigor na fiscalização fez aumentar o número de notificações. Dados levantados pela Coordenadoria de Trânsito (Codetran) obtidos por meio de blitz e em abordagens por atitudes suspeitas em Itajaí, apontam 57 multas desde o início do ano. Já o número de acidentes envolvendo pessoas alcoolizadas neste mesmo período é bem menor, o regitro até o momento é de apenas 10 casos.
------------------------------
Informações adicionais:
Secretaria de Segurança / Codetran
Telefone: 3249-5858