A Coordenadora de Trânsito atendeu na manhã desta quinta-feira (20), por volta das 6h20, um acidente de trânsito envolvendo um automóvel e um ônibus. O condutor do carro, que apresentava sinais de embriaguez, se negou a fazer o teste do bafômetro e foi preso em flagrante.
O acidente ocorreu na Rua Heitor Liberato, bairro São João, próximo ao cruzamento com a Rua Indaial. Conforme dados repassados pelos Agentes de Trânsito, o condutor do veículo não percebeu quando o ônibus parou na via diante de um semáforo e colidiu logo atrás. Além dos danos materiais, houve lesões por parte do carona automóvel que foi arremessado para frente. O mesmo não usava cinto de segurança.
Pelas características apresentadas e por se recusar a fazer o teste do bafômetro, motorista foi preso em flagrante e conduzido para apresentação da autoridade policial na Central Policial de Plantão (CPP). O laudo aponta que ele não sabia seu endereço, não lembrava dos atos cometidos, estava com a voz alterada e apresentava odor de álcool no hálito.
No momento do acidente, o ônibus transportava apenas três passageiros que foram transferidos para outro veículo. O trânsito no local ficou durante 30 minutos em meia pista. Porém, devido ao horário, não houve congestionamento.
Dados
A resolução publicada no Diário Oficial da União, definiu a tolerância zero para álcool no teste do bafômetro. Qualquer quantidade de álcool detectada no teste que ultrapasse a margem de erro do bafômetro - ou seja, 0,05 miligrama de álcool por litro - passa a ser considerada infração gravíssima, com multa de R$ 1.915,40 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
A resolução também manteve o limite de concentração em que a infração passa a ser considerada crime. Quando o motorista for flagrado com quantidade igual ou superior a 0,34 miligrama de álcool por litro no teste de bafômetro ou 0,6 decigrama de álcool por litro de sangue no exame de sangue, passa a responder criminalmente. A pena neste caso pode ir de seis meses a três anos de prisão, além de aplicação de multa.
Itajaí
O rigor na fiscalização fez aumentar o número de notificações no município. Dados levantados pela Coordenadoria de Trânsito (Codetran) obtidos por meio de blitz e em abordagens por atitudes suspeitas em Itajaí, apontam 58 multas aplicadas desde o início do ano. Já o número de acidentes envolvendo pessoas alcoolizadas neste mesmo período é chega a 14. Registros da Polícia Rodoviária Federal - que atende as Rodovias que passam pelo município, apontam de janeiro a junho de 2013, dez acidentes envolvendo motoristas alcoolizados.