Encerra nesta sexta-feira (26) o prazo da vistoria obrigatória das Vans Escolares de Itajaí para o segundo semestre. Dos 89 veículos cadastrados pela Secretaria de Segurança apenas 44 realizaram o procedimento. O atendimento está sendo feito das 14 às 18 horas, de segunda à sexta-feira, na sede da secretaria, localizada na Rua Blumenau, nº 1500, Barra do Rio.
A vistoria feita pelos Agentes da Coordenadoria de Trânsito (Codetran) é obrigatória e atende o código de Trânsito Brasileiro (CTB). Somente os veículos que possuem selo de autorização podem realizar o transporte escolar. Caso contrário, a autorização pode ser suspensa ou até mesmo cassada.
Conforme o Diretor de Fiscalização todos sabem e foram avisados, porém, acabam deixando para a última hora. “No último dia contamos com fila de motoristas e devido ao grande número de pessoas o tempo gasto para realizar a vistoria acaba sendo muito maior, tivemos dias que não recebemos nenhuma Van”, afirma.
A fiscalização ocorre duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre. Nas vistorias estão sendo analisados as faixas laterais amarelas e a indicação “Escolar”; tacógrafo; extintor de incêndio; freios; cintos de segurança; pneus; higiene e segurança do veículo em relação a vidros, portas e bancos. Toda van que transporta menores de 12 anos de idade deve ter um monitor maior de idade e com registro na Secretaria de Urbanismo. Além do alvará, o motorista do veículo precisa ter habilitação na categoria “D” e curso de condutor de transporte escolar, com credencial expedida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).