Segundo dados levantados pelo setor de multas da Secretaria de Segurança, o número de motoristas flagrados dirigindo sem carteira de habilitação cresceu 61% neste ano em Itajaí, em relação ao ano passado. São casos de pessoas flagradas em blitz e em operações de rotina.
Em 2012, até o mês de agosto, foram feitas 280 autuações desse tipo. No mesmo período deste ano, as autuações chegaram a 452. Conforme o Diretor de Fiscalização, Ewerson Gama, o maior número de autuações foi motivado pelo aumento na fiscalização. “Estamos realizando diversas blitze e operações com o objetivo de flagrar motoristas em desacordo com a Lei”, completa.
Gama ainda ressalta que hoje em dia, com a facilidade para a compra de carros, a tendência é o motorista primeiro comprar o veículo e financiar - se for o caso e só depois fazer a carteira de habilitação. Acontece que, às vezes, a prestação acaba pesando no bolso e a CNH não é tirada.
A multa aplicada nesse caso é gravíssima, no valor de R$ 574,61, e o veículo é removido. Caso o condutor não seja o proprietário, o responsável poderá também levar uma multa no mesmo valor por permitir posse e entregar o veículo à pessoa sem CNH ou permissão para dirigir. “Quanto menos pessoas estiverem transitando sem habilitação, minimiza-se mais o risco de acidentes”, finaliza Gama.
---------------------------------
Informações adicionais:
Secretaria de Segurança
Telefone: 3249-5800