Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Educação para trânsito

Risco do cerol é tema de palestra em escola
Data de inclusão: 13/09/2013 17:11

Prevenir acidentes e conscientizar as crianças. Esse foi o objetivo da palestra sobre pipas e cerol (mistura de vidro, cola e outros ingredientes) realizada nesta sexta-feira (13) pela Secretaria de Segurança na Escola Básica José Medeiros Vieira, bairro São Vicente. A atividade faz parte da programação de aniversário da unidade.


A palestra educativa abrangeu os cerca de 600 alunos da escola que escutaram atentamente os Agentes de Trânsito. Atualmente, a falta de educação e orientação tanto dos pais quanto dos filhos, fez da brincadeira inocente de empinar pipas, um risco às pessoas que fazem uso de vias públicas, sendo os motociclistas e ciclistas as suas maiores vítimas.


Durante a conversa, os agentes relataram alguns acidentes que já presenciaram envolvendo o uso do cerol que resultaram em lesões e mutilações irreparáveis à vida e à saúde das pessoas. “O nosso objetivo é diminuir o número de ocorrências, orientando e conscientizando as crianças e adolescentes por meio dessas palestras para que fiquem cientes que a comercialização e o uso de cerol na linha de pipas é considerado crime”, comentam os agentes Eduardo e Gomes.


Apesar de dar ênfase no perigo do cerol, a palestra também serviu para mostrar como a brincadeira que encanta tanta as crianças se feita com cuidado pode ser muito saudável. As recomendações vão além do uso do cerol. “Pedimos que procurem o lugar adequado, que cuidem com a rua pois muitas vezes ao andar olhando para a pipa faz com que vão para o meio da via, além das perigosas descargas elétricas, quando enroscadas em postes, transformadores e cabos elétricos, as pipas provocam curtos-circuitos e acionamento de chaves e disjuntores para proteção de equipamentos instalados na rede elétrica, tendo como conseqüência a interrupção do fornecimento de eletricidade e até a queima de eletrodomésticos na vizinhança”, finalizam.

Escolas e instituições que desejam ter palestras desse tema dirigido aos seus alunos e empresas podem entrar em contado com a Secretaria de Segurança pelo telefone 3249-5845. A população pode colaborar com a diminuição do uso do Cerol denunciando através do telefone 153.
 

Imagens relacionadas

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2025- Município de Itajaí