Mais uma blitz realizada na manhã desta terça-feira (1º) pela Secretaria de Segurança/Codetran resultou em apreensões de carros furtados. Os flagras ocorreram com o apoio do radar dotado de OCR, que identifica pelos caracteres da placa as irregularidades como furto ou documentos atrasados.
A operação na Rodovia Osvaldo Reis transcorreu até próximo ao meio dia. Nas poucas horas de operação, muitas irregularidades foram encontradas pelos agentes de trânsito como, por exemplo, excesso de velocidade e licenciamento atrasado. Vinte veículos foram removidos ao pátio. Além disso, três ocorrências chamaram a atenção dos agentes.
Ao passar pelo OCR, dois carros sinalizaram registro de furto. A Polícia Militar foi acionada e tomou as medidas cabíveis. Ainda pela manhã, outro veículo - um Mini Cooper foi flagrado por estar com licenciamento atrasado. Ao entregar a documentação, a motorista alegou que estava em dia. Já na Central de Plantão Policial verificou-se que o documento era original e constava estar com as taxas pagas, porém, os dados do veículo eram falsos.
Eficácia do OCR
Em apenas um segundo, os radares dotados de OCR fazem a leitura das placas dos veículos, consultam o banco de dados e repassam as informações para os agentes de trânsito. A tecnologia também permite a identificação rápida de veículos em fuga que participaram de delitos.
O sistema OCR garante informações em âmbito nacional, em tempo real, porque está conectado online aos bancos de dados do Detran/Ciasc. Os equipamentos estimulam os motoristas a terem sempre a documentação dos seus veículos em dia, e também incentivam a obediência às velocidades permitidas nas vias.
Esses equipamentos têm detectado com sucesso veículos roubados, furtados ou com pendência judicial.
--------------------------------
Informações adicionais:
Secretaria de Segurança
Telefone: (47) 3249-5800