Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, a idade mínima para dirigir é 18 anos. Porém, a conscientização e o respeito ao trânsito já podem vir bem antes. Foi com esse objetivo que os alunos do Centro de Educação Infantil João Victorino subiram em seus patinetes, motocas e bicicletas e foram para as ruas testar na prática as instruções repassadas pelos agentes da Secretaria de Segurança.
O Projeto para torná-los bons motoristas foi desafiador para a unidade escolar. Tudo começou em sala de aula envolvendo professores, pais e alunos. “Cada turminha usou da criatividade para desenvolver algo sobre o Trânsito. Surgiram trabalhos maravilhosos como cartazes, desenhos e até a confecção de carteiras de habilitação”, comenta a agente Márcia Vargas.
O próximo passo contou com o apoio do Departamento de Educação para o Trânsito (EDUTRAN) da Secretaria de Segurança, que realizou palestras e distribuiu materiais educativos para as crianças e também para os pais. “Neste momento envolvemos toda a comunidade, repassamos dicas como o uso da cadeirinha no carro, excesso de velocidade, entre outros”, relata Márcia.
Mas, o grande dia estava longe de ser teórico. Quem passou pelas proximidades do CEI se surpreendeu ao ver os pequenos motoristas passando por uma verdadeira prova na “auto-escola infantil”. Cones, placas e agentes de trânsito repassavam os comandos e o percurso que deveria ser seguido.
Já nas ruas com seus mini veículos, os educandos mostraram o que aprenderam. “Eles tiveram que respeitar nossos sinais e também a sinalização na pista. Simulamos algumas situações reais em que precisaram parar para a passagem dos pedestres que estavam atravessando na faixa”, finaliza Márcia. Apesar da grande brincadeira, houve até infrações para alguns motoristas que, a bordo de seus possantes, excederam o limite de velocidade permitida.
E foi assim, com muito aprendizado que o curso terminou no Centro de Educação Infantil João Victorino com todos os alunos habilitados. Diante deste sucesso, muitas unidades já têm procurado o Edutran para formação de “novos” condutores e também palestras que são ministradas gratuitamente durante todo o ano. O contato pode ser feito pelo telefone: 47 3249-5845.