Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Vias arteriais passam a ter velocidade de 60 km/h

Já a questão das multas em semáforos será definida sexta-feira
Data de inclusão: 06/08/2014 12:01

Ficou definido na manhã desta quarta-feira (06) pelo Grupo de Trabalho Permanente para Debate de Ações de Governo o aumento de velocidade para 60 km/h nas vias arteriais do município (Adolfo Konder, Reinaldo Schmithausen, Abrahão João Francisco e Osvaldo Reis) – exceto nos pontos onde há semáforo ou lombada eletrônica – locais em que a velocidade permitida continua sendo de 50 km/h. Além disso, também deve ocorrer a padronização do tempo dos semáforos e a execução de uma campanha educativa no trânsito. As novas regras têm prazo de 30 dias para começarem a vigorar. O tempo é necessário para que haja a adequação da sinalização nas vias.

A aplicação de multas geradas a partir do monitoramento eletrônico em semáforos tornou-se polêmica em Itajaí face o grande volume de notificações emitidas nos primeiros meses deste ano.

Conforme dados apresentados pela Secretaria de Segurança, de maio para junho já houve uma redução de 50% no volume de notificações. Os números mostram ainda que a maioria dos condutores respeita as normas, mas que muitos dos infratores são reincidentes. “Dos 144 mil veículos de Itajaí, apenas 25% têm multas. Destes, 13% têm mais de uma notificação”, revelou o Coordenador de Trânsito, Albanir dos Santos. Para ele, esses dados mostram o quanto esses motoristas desrespeitam a legislação e principalmente, colocam em risco a segurança do cidadão que cumpre as normas do Código Brasileiro de Trânsito.

A decisão quanto à polêmica envolvendo a Lei 5159/2008 - que determina que a fiscalização eletrônica só poderá ser aplicada nos semáforos com dispositivo que demonstrem gradualmente o tempo de mudança de sinal, precisou ser adiada em função da ausência de Conselheiros. Com isso, uma nova reunião ficou marcada para esta sexta (08), no Gabinete do Prefeito, às 09h.

Grupo de Trabalho – O Grupo de Trabalho Permanente de Debates de Ações de Governo foi instituído pela prefeitura em março do ano passado, visando reunir a sociedade organizada para debater assuntos considerados polêmicos. Além de membros do Executivo Municipal, integram o Grupo representantes da Câmara de Vereadores (um vereador de situação e um de oposição), da OAB – Subseção de Itajaí; da Associação Empresarial de Itajaí; Câmara de Dirigentes Lojistas; Intersindical Patronal; Observatório Social de Itajaí e União das Associações de Moradores de Itajaí. Além das multas, o Grupo de Trabalho já foi convocado para discutir as questões da tarifa do lixo e da tarifa do transporte coletivo na cidade.
 

Imagens relacionadas

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2025- Município de Itajaí