Essencial principalmente para a segurança dos alunos, a vistoria das Vans Escolares é obrigatória. A primeira revisão deste ano inicia na próxima segunda-feira (1º), na Secretaria de Segurança, a partir das 13h30. Lembrando que transitar sem a vistoria é considerada uma infração grave e sem os itens de segurança é gravíssima.
Para ser realizado o serviço, é necessário pagar a taxa de vistoria na prefeitura, de preferência uma semana antes da vistoria para que o processo seja agilizado. Para emitir a taxa é necessário cópia dos seguintes documentos: CNH, documento e seguro do carro, certificado do curso Senat, folha corrida - certidão criminal e da identidade da monitora que acompanhará as vans.
Os veículos cadastrados precisam estar regularizados e entre os itens a serem avaliados na vistoria estão os pneus, o extintor de incêndio e os cintos de segurança, entre outros equipamentos. O motorista deve possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “D” e possuir curso de condutor de transporte escolar, com credencial expedida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
A fiscalização das vans de transporte escolar é realizada duas vezes por ano: no primeiro e no segundo semestre, e é necessária para que as vans recebem o selo de autorização para realizar o serviço. Caso o veículo não realize a vistoria a Codetran pode suspender ou até cassar a autorização, dependendo da gravidade.
O serviço seguirá até sexta-feira (05) e será realizado das 13h30 às 18h, na Coordenadoria de Trânsito (Codetran), localizada na Rua Blumenau nº 1.500 – Barra do Rio. A vistoria é feita em parceria com a Secretaria de Urbanismo.
------------------------------
Informações adicionais:
Secretaria de Segurança
(47) 3249-5866