Só nos primeiros quatro meses deste ano já foram registrados mais de 1.500 acidentes de Trânsito dentro do perímetro urbano. Com foco na diminuição destes dados, a Secretaria de Segurança está engajada no Movimento Maio Amarelo. Na manhã desta terça-feira (17), mais uma Blitz educativa será realizada. Desta vez, ação inicia às 9h30, no Parque Ecológico Alessandro Weiss, na Rua Dr. Pedro Rangel, no São João.
Estudos do Observatório Nacional de Segurança Viária mostram que 90% dos acidentes são causados por falhas humanas que podem envolver desde a desatenção dos condutores até o desrespeito à legislação. Os exemplos são claros: excesso de velocidade, uso do celular, falta de equipamentos de segurança como o cinto de segurança ou capacete, o uso de bebidas antes de dirigir ou até mesmo dirigir cansado. Para a entidade de segurança viária, apenas 5% dos acidentes têm motivação em falhas no veículo.
O número de vítimas no trânsito brasileiro é o maior do mundo. Os acidentes de carro superam homicídios ou câncer, por exemplo. Segundo registro no seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), o país tem 31,3 vítimas fatais por 100 mil habitantes; mais que o verificado no Catar, El Salvador, Belize e Venezuela.
Itajaí vem fazendo sua parte, não só no mês de maio. Dentro da estrutura da Secretaria de Segurança existe a Diretoria de Educação para o Trânsito (Edutran), que realiza durante todo o ano centenas de palestras em unidades de ensino, além de empresas públicas e privadas. É com esta equipe que o Maio Amarelo vem sendo desenvolvido no município. Além da Blitz programada para esta terça-feira (17), o grupo já se prepara para mais ações até o final do mês.
Ainda dá tempo de aderir ao Movimento. Interessados podem entrar em contato pelo (47) 3249-5835.