O mutirão de exames de coronavírus, promovido pela Secretaria de Saúde de Itajaí, atendeu 200 pessoas em menos de quatro horas nesta quarta-feira (27). As senhas do primeiro dia de testagem esgotaram por volta das 9h30 e os testes encerraram às 13h. Nesta quinta-feira (28), mais 200 exames serão disponibilizados para a população em geral, por meio de drive thru em veículos, a partir das 9h. Na sexta (29), é a vez de pedestres, ciclistas e motociclistas fazerem o exame. Ao todo, serão 600 testes do tipo PCR oferecidos no mutirão.
> Leia mais notícias sobre coronavírus
“Iniciamos essa testagem mais ampla da população para o diagnóstico da COVID-19 e atenderemos 600 moradores no Centreventos. Essa é uma primeira amostragem que vamos fazer no município para poder entender melhor o comportamento do vírus, não só entre as pessoas que apresentam sintomas, mas também entre os assintomáticos. Isso vai nos ajudar a tomar decisões importantes de controle da pandemia”, destaca o prefeito Volnei Morastoni. Segundo ele, a intenção é aumentar a testagem nos próximos dias, criando polos pela cidade.
Nesta quinta-feira (28), serão oferecidos mais 200 exames à população na forma de drive thru, apenas em veículos. Os interessados farão o exame sem precisar sair do automóvel. A Coordenadoria de Trânsito (Codetran) e a Vigilância Sanitária organizarão as filas e distribuirão as senhas para a população, com limite de dois exames por veículo. O atendimento começa às 9h e segue até esgotarem os testes.
Já na sexta-feira (29), a oferta de testes será para pedestres, ciclistas e motociclistas. Também serão distribuídas 200 senhas e as filas serão organizadas seguindo os limites de distanciamento social e as medidas de prevenção. Qualquer morador de Itajaí, a partir de 15 anos, poderá fazer o exame de coronavírus, mesmo que não apresente sintomas.
Como funciona?
Para fazer o exame, o morador preencherá um cadastro com seus dados pessoais. Deverá apresentar ainda documento de identidade e comprovante de residência no município. Em seguida, será encaminhado para a tenda de testagem, que é feita na hora. Serão aplicados exames do tipo PCR (com uso de cotonetes) e o resultado será comunicado pela Vigilância Epidemiológica do município por telefone (whatsapp) ao morador nos próximos dias.
Além dos testes, a Secretaria de Saúde terá uma tenda de informação com distribuição de máscaras, doses do medicamento homeopático (Camphora officinalis) para fortalecer a imunidade da população e materiais informativos sobre o coronavírus. A ação é desenvolvida pela Secretaria de Saúde e também tem apoio da Codetran e Defesa Civil.
Testagem ampliada
Desde a semana passada, o Município de Itajaí vem aumentando a testagem na população: foram adquiridos mais de 27 mil exames para aplicação. Além dos profissionais de saúde, segurança e salvamento e portuários, pacientes com sintomas leves e moderados da COVID-19, com indicação médica, também começaram a ser testados pela Vigilância Epidemiológica. Os exames são feitos no Centro Integrado de Saúde (CIS), onde a Secretaria de Saúde instalou dois contêineres para atendimento.
Os pacientes são encaminhados, após consulta e avaliação, pelos médicos do Centro Ambulatorial de Triagem e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do CIS para realizar o teste de coronavírus. Ou ainda pelas unidades básicas de saúde, por meio de agendamento.
São disponibilizados testes rápidos, para pacientes a partir do 8º dia de sintomas, e do tipo PCR (cotonete), para casos sintomáticos recentes, com análise do LACEN. A testagem nos contêineres funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nos demais dias e horários o atendimento para testes ocorre no Centro Ambulatorial de Triagem.