O Município de Itajaí retomou nesta quinta-feira (17) as reuniões da Sala de Situação de Combate à Dengue. Em encontro no Gabinete do Prefeito, os membros definiram algumas ações de controle do mosquito Aedes aegypti para o verão. Entre as atividades, ficaram programadas fiscalizações conjuntas em locais com armazenamento irregular de materiais recicláveis, que acabam acumulando água. Também ficou definido que as reuniões serão mensais a partir de 2021.
A Sala de Situação tem sido, desde 2017, um importante apoio à Secretaria Municipal de Saúde nas ações de controle do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. O objetivo é viabilizar o planejamento em conjunto de metas e estratégias de prevenção, bem como buscar soluções para os desafios e dificuldades que surgem no dia a dia. Durante este ano, as reuniões foram suspensas em função da pandemia de coronavírus.
Conforme o gerente de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde, Lúcio Vieira, a retomada das reuniões vai contribuir nas ações de controle da dengue para o verão. “Em muitas situações a Secretaria de Saúde precisa do apoio de outros órgãos da Prefeitura para conseguir solucionar os problemas e evitar a proliferação de criadouros. Tivemos um aumento de casos neste ano e precisamos antecipar soluções. A Sala de Situação será fundamental para isso”, comenta.
Neste ano, Itajaí registrou 229 casos de dengue, sendo 192 contraídos na cidade, 17 importados (contraídos fora) e 20 indeterminados (quando não se sabe o local de transmissão). Os casos positivos estão localizados principalmente nos bairros Cordeiros (89 casos), Fazenda (47), Vila Operária (9), São Judas (9) e Centro (7). Em 2020, o Município contabilizou ainda 969 focos do Aedes aegypti.
“Neste mês de dezembro já tivemos dois novos casos de dengue, o último tinha sido em outubro. Precisamos que a população colabore, eliminando os recipientes que podem acumular água em casa e não jogando lixo em terrenos baldios. Não podemos nos descuidar, pois corremos o risco de um novo surto da doença”, alerta Vieira.
O que é a Sala de Situação
A Sala municipal é ligada ao Gabinete do Prefeito e composta pelas secretarias de Saúde, Assistência Social, Obras, Comunicação, Segurança, Desenvolvimento Urbano e Habitação e Educação, além de Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Instituto Itajaí Sustentável (INIS), Procuradoria Geral, Semasa, Porto de Itajaí, 17ª Gerência Regional de Saúde, entre outros órgãos da sociedade.