O Município de Itajaí utilizou as leis que autorizam o ingresso forçado (6.974/2018 e 13.301/2016) para limpar dois imóveis com risco para dengue nos bairros São Vicente e Cordeiros. A ação ocorreu na manhã desta quarta-feira (10). Nos locais, foram retirados três caminhões de resíduos.
“Essa atividade que realizamos nesta quarta é uma medida extrema. Nestes locais, temos moradores que infelizmente acumulam muitos materiais de risco para proliferação do mosquito Aedes aeygpti e isso não pode afetar a coletividade. Estamos em uma situação de epidemia e temos que adotar ações para diminuir a infestação do mosquito transmissor. A população precisa se conscientizar da gravidade dessa doença e fazer a sua parte no combate à dengue”, ressalta Lúcio Vieira, coordenador do Programa de Controle da Dengue de Itajaí.
A operação desta quarta foi organizada pela Sala de Situação de combate à dengue, com apoio das Secretarias Municipais de Saúde, Obras, Segurança, Defesa Civil e o Setor de Logística da Prefeitura. Todos os materiais que continham água e larvas foram recolhidos dos imóveis. Outra ação de ingresso forçado já está prevista para os próximos dias.
Situação da dengue
O Município de Itajaí segue atento à situação da dengue e reforça as ações de controle junto aos moradores e profissionais de saúde. Os agentes de endemias já realizaram neste ano 46 mil visitas nas casas para orientação e eliminação de focos. Além disso, diariamente são realizadas aplicações de inseticida no entorno de locais com casos positivos de dengue, bem como limpeza de terrenos ou áreas com depósito irregular de lixo.
Ao todo, Itajaí registra neste ano 3.694 casos confirmados de dengue e 17 mortes pela doença. Os bairros com maior transmissão da doença são: Cordeiros/Murta (1.596 casos), Cidade Nova (425), Barra do Rio/Imaruí (352) e São Vicente (346). Na Vila da Saúde, estrutura aberta no estacionamento do Centro Integrado de Saúde (CIS) para ofertar assistência a pessoas com sintomas de dengue, já foram realizados quase 13 mil atendimentos.
Acompanhe a situação da dengue em Itajaí pelo site dengue.itajai.sc.gov.br. Denúncias de possíveis focos do mosquito transmissor podem ser feitas pelo aplicativo Conecta.í.