Desde o final de janeiro deste ano, quando começou a valer a tolerância zero ao uso de álcool por motoristas, o número de notificações vem aumentando significativamente no município. Conforme dados levantados pela Secretaria de Segurança, apenas em março foram registradas 28 ocorrências, 18 a mais que no mês de fevereiro.
A resolução publicada no Diário Oficial da União em janeiro definiu a tolerância zero para álcool no teste do bafômetro. Qualquer quantidade de álcool detectada no teste que ultrapasse a margem de erro do bafômetro - ou seja, 0,05 miligrama de álcool por litro - passa a ser considerada infração gravíssima, com multa de R$ 1.915,40 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
A resolução também manteve o limite de concentração em que a infração passa a ser considerada crime. Quando o motorista for flagrado com quantidade igual ou superior a 0,34 miligrama de álcool por litro no teste de bafômetro ou 0,6 decigrama de álcool por litro de sangue no exame de sangue passa a responder criminalmente. A pena neste caso pode ir de seis meses a três anos de prisão, além de aplicação de multa.
Desde o início de 2013, dados levantados pela Codetran por meio de blitze, em acidentes de trânsito e em abordagens por atitudes suspeitas no trânsito resultaram em cinco notificações em janeiro, 10 em fevereiro e 28 em março.
--------------------------------
Informações adicionais:
Secretaria de Segurança / Codetran
Telefone: 3249-5858