Um trabalho conjunto entre as Secretarias de Segurança e de Urbanismo foi realizado na tarde desta quinta-feira (18), para retirar mendigos, vendedores e artistas dos semáforos do Centro de Itajaí. Sete pessoas foram abordadas e tiveram o material recolhido.
A ação percorreu as ruas Silva, Uruguai, Rubens de Almeida e Avenida 7 de Setembro, todas no Centro da cidade. Nas quatro abordagens feitas pelos fiscais da SMU com apoio da Codetran, houve apreensão de panfletos, balas e revistas. Em frente à Univali ,além da apreensão de revistas, um pedinte foi abordado e informado para sair do local. Em menos de meia hora ele retornou, descumprindo a ordem. Desta vez, o cidadão foi encaminhado à Delegacia.
Conforme informações da Secretaria de Urbanismo, para fazer esse tipo de trabalho é preciso ter autorização da Prefeitura - que analisa o local, o trânsito e principalmente a segurança das pessoas. Vale ressaltar que toda venda e o ato de pedir nas ruas são proibidos conforme o Código de Postura do Município Lei nº 2734/92. “Toda e qualquer atividade em área publica tem que ter autorização da Prefeitura”, afirma a SMU.
A maioria das pessoas abordadas nesta tarde é reincidente e não são moradores de Itajaí. Todos os materiais apreendidos podem ser retirados em até cinco dias, junto à Secretaria de Urbanismo. No momento da devolução, é conversado e verificada a possibilidade de regularização - em caso de panfletagem.