Após denuncias de irregularidades, a Secretaria de Segurança, por meio da Coordenadoria de Trânsito (Codetran), acompanhou nesta terça-feira (23) a Secretaria de Urbanismo na Operação Táxi. A maioria dos veículos fiscalizados foi notificada por estar irregular em relação à legislação vigente.
O ponto de partida dos auditores fiscais foi o Terminal Rodoviário. Neste primeiro momento, foram encontradas infrações como falta do adesivo de proibido fumar, ausência do seguro particular do veículo, não identificação do valor das tarifas e horário das bandeiras, falta de iluminação externa, além de extintores vencidos e pneus em péssimo estado.
O trabalho das equipes foi voltado ao cumprimento da Lei nº 1454, reformulada em junho de 2012, a qual autoriza a criação dos Pontos de Táxi e disciplina sua concessão e exploração. “As mudanças propostas na Lei facilitam a fiscalização, porém poucos taxistas conhecem e estão de acordo com ela”, comentam os auditores.
A Secretaria de Turismo também esteve presente na operação para orientar os taxistas sobre a importância do bom atendimento, da educação aos passageiros e as formas de cobrança. “Vimos à necessidade de criar um guia com instruções básicas para serem seguidas pelos taxistas e que irão agradar os passageiros”.
A operação que pretende atingir os mais de 80 táxis existentes na cidade, seguirá durante todo o ano. Os motoristas que foram notificados têm até 10 dias para recorrer.