Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Segurança faz balanço dos testes nos equipamentos de fiscalização eletrônica

Em dois dias de blitz, 121 carros foram notificados
Data de inclusão: 06/05/2013 08:23

Duas blitze foram realizadas pela Secretaria de Segurança na última semana para testar o OCR (Reconhecimento de Caracteres Ótico) Móvel. Esse sistema de monitoramento eletrônico de trânsito é capaz de identificar se o veículo está com o licenciamento em dia, se é produto de roubo ou furto e se há alguma pendência com a Justiça. Nestes dois dias, 121 carros foram notificados e removidos por estarem irregulares.

Os testes com os radares iniciaram na segunda-feira passada (29/04). Os equipamentos fixos estão na Rodovia Osvaldo Reis e na Avenida Irineu Bornhausen, a Caninana, sendo que, por enquanto, não geram multas. Já com o equipamento móvel dotado de OCR, que tem capacidade de identificar os caracteres da placa e flagrar irregularidades, o teste é diferenciado e por isso, ele está em vários pontos da cidade. Neste caso, se o equipamento identificar alguma restrição como documento atrasado ou registro de furto ou roubo, os agentes de trânsito notificam e removem o veículo.

O primeiro teste do OCR foi realizado na segunda-feira passada (29/04), na Avenida Abrahão João Francisco e na Rodovia Osvaldo Reis. Neste primeiro dia, 61 veículos foram autuados e removidos pelos agentes. Destes, foram 52 carros e nove motos que estavam com a documentação atrasada ou sem ela.

Já na quinta-feira (02), a operação se repetiu na Avenida Reinaldo Schimitausen e na Avenida Adolfo Konder. Durante todo o dia, os agentes notificaram e removeram para o pátio 69 veículos, sendo 40 carros, 25 motos, três caminhões e uma carreta.

Nesta semana, os testes encerram e a empresa começará a operar com os equipamentos definitivos. O município receberá oito radares fixos, 20 radares fixos dotados de OCR, 51 radares múltiplos que fiscalizam além do excesso de velocidade o avanço de sinal e a parada sobre a faixa de pedestre; um radar estático de velocidade, 18 barreiras com dispositivo indicador de velocidade (display) e um equipamento identificador automático de placas de veículos.

Eficácia
Em apenas um segundo, os radares inteligentes fazem a leitura das placas dos veículos, consultam o banco de dados e repassam as informações para os agentes de trânsito. A tecnologia também permite a identificação rápida de veículos em fuga que participaram de delitos.

O sistema OCR garante informações em âmbito nacional, em tempo real, porque está conectado online aos bancos de dados do Detran/Ciasc. Os equipamentos estimulam os motoristas a terem sempre a documentação dos seus veículos em dia, e também incentivam a obediência às velocidades permitidas nas vias. Esses equipamentos já têm detectado com sucesso veículos roubados, furtados ou com pendência judicial.

 

-------------------------------- 

Informações adicionais: 

Secretaria de Segurança / Codetran

Telefone: 3249-5858
 

Imagens relacionadas

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2025- Município de Itajaí