Depois de passar por todas as aulas teóricas os Agentes de Trânsito foram para as ruas colocar em prática o que aprenderam durante o curso sobre transporte de produtos perigosos iniciado nesta semana. Na tarde desta quinta-feira (07) a capacitação encerrou com uma Blitz educativa, no Pólo Industrial de Produtos Químicos, localizado no Rio do Meio.
Durante a fiscalização, é verificado se o veículo transportador e o equipamento no qual a carga está acondicionada, atende aos regulamentos técnicos exigidos para a finalidade. Neste momento, também é cobrado do motorista o Certificado de Inspeção de Produtos Perigosos.
Com a ajuda do sargento Almir Vieira, que ministrou a capacitação, os Agentes de Trânsito verificaram nos caminhões a existência dos equipamentos obrigatórios como calços, jogo de ferramentas adequadas para reparos em situações emergenciais, dispositivos para sinalização/isolamento da área, material para advertência como PERIGO, AFASTE-SE, além de dispositivos complementares: como lanterna, martelo e cones.
Esta primeira blitz serviu não só de aprendizado aos Agentes como também já alertou alguns motoristas que não estão de acordo com a legislação vigente. O curso é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, em parceria com a Secretaria de Segurança do Cidadão.