Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Transporte irregular de crianças em moto é tema de palestra

Mais de 100 pais participaram desta primeira capacitação
Data de inclusão: 20/03/2014 15:10

Flagrantes de crianças sendo transportadas de forma irregular em motocicletas motivou a Secretaria de Segurança a dar início a um ciclo de palestras em unidades escolares. A primeira ação ocorreu nesta quinta-feira (19), no Centro de Educação Infantil Neusa Reis Cesário Pereira, em Cordeiros. Crianças sem capacete ou menores de sete anos correm risco ao serem transportadas em motos. Este foi o foco da palestra organizada pela Diretoria de Educação para o trânsito, ministrada pelo Agente Francisco Eduardo dos Santos.

Cerca de 120 pais acompanharam as explicações, assistiram a vídeos e ao final tiraram suas dúvidas sobre o tema. Para o Coordenador de Trânsito, Albanir Santos, não importa se o trajeto é pequeno ou se esse é o único meio de transporte da família, os pais precisam respeitar as leis. “Levar uma criança em uma moto sem capacete, ou ainda, transportar menores de sete anos é uma grande falta de responsabilidade, elas podem cair e desta forma não terão nenhuma proteção, além disso, com esta idade eles não tem noção de cuidar de sua própria segurança e nem sabem como se proteger”, comenta.

Simultaneamente à reunião dos adultos, as crianças em outra sala receberam instruções e orientações em forma de brincadeira sobre os perigos ao andar de moto com os pais.

A lei, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estabelece que conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor transportando criança menor de 7 anos é considerado infração gravíssima. A multa é de R$ 191,54 mais sete pontos na carteira, além de suspensão do direito de dirigir e recolhimento do documento de habilitação.

Segundo a equipe da Edutran esta foi a primeira de muitas palestras que serão realizadas em unidades escolares envolvendo o tema neste ano. “Nosso objetivo é primeiro informar e conscientizar os motoristas para na sequência darmos início a uma fiscalização intensa e rígida pelas ruas da cidade. Lembramos que quem for pego trafegando fora das normas previstas por lei será penalizado conforme o ato”, conclui Albanir.

___________________________

Informações adicionais:


Secretaria de Segurança

(47) 3249-5800


 

Imagens relacionadas

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2025- Município de Itajaí