Pensando sempre na prevenção, a Secretaria de Segurança, o Detran/SC e Polícia Militar, por meio do Projeto “Balada pela Vida. Álcool e direção, mistura fatal”, percorreram no último sábado (17), bares da Avenida Ministro Victor Konder, a Beira Rio. A blitz educativa noturna contou com a distribuição de material educativo, bafômetros descartáveis e ainda relembrou as pessoas sobre a Legislação de Trânsito, que proíbe a condução de veículos automotores após a ingestão de qualquer quantidade de bebida alcoólica.
A blitz iniciou por volta das 21h e contemplou todos os bares da Beira Rio. Como o objetivo não foi punir, mas sim conscientizar, o público se mostrou bastante receptivo, participou e parabenizou a ação. “Achei muito interessante a abordagem desta forma, acredito que temos que ter cada vez mais campanhas como essa pelas ruas da cidade”, comentou o morador de Itajaí, Manoel Freitas, de 52 anos.
O casal Sueli e Pedro disse que está ciente do perigo e já se organiza antes de sair de casa. "Ele pode beber à vontade pois quem volta dirigindo para casa sou eu", revelou a esposa.
Para a Secretária de Segurança, Susi Bellini e o Coordenador de Trânsito, Albanir Santos, a intenção é conscientizar os motoristas sobre o perigo dessa mistura: álcool e direção, que pode ser fatal. Só neste ano, de janeiro a maio, a Secretaria de Segurança já registrou 21 casos de pessoas dirigindo alcoolizadas. Neste mesmo período no ano passado foram 12, um aumento de 75%.
A multa para quem ingerir bebida alcoólica é de R$ 1.915,40 e em caso de reincidência no prazo de um ano, o valor será de R$ 3.830,80. O veículo dirigido por motorista que consumiu bebida alcoólica fica retido até a apresentação de outro condutor habilitado para dirigir. O condutor terá a habilitação e o documento do veículo recolhidos, além de sofrer um processo de suspensão do direito de dirigir por um ano.
-------------------------------
Informações adicionais:
Secretaria de Segurança
(47) 3249 - 5802