Mais uma blitz educativa foi realizada neste sábado (24) pela Secretaria de Segurança alusiva ao Movimento Maio Amarelo. Dicas de segurança e a entrega de materiais informativos da ação foram entregues aos motoristas pelos Agentes de Trânsito e crianças que fazem parte do Programa do Aluno Guia.
Quem passou pelas proximidades do Parque Ecológico Alessandro Weiss, no bairro São Vicente e pela Praça Genésio Miranda Lins, na Fazenda, foi surpreendido pelo grupo. “No início todos acham que vamos fiscalizar, mas depois se surpreendem e acabam aprovando a ação”, comenta a agente Márcia Vargas.
Na fala dos pequenos Alunos Guia, estava os alertas com relação a obrigatoriedade do cinto de segurança, da cadeirinha para crianças, das setas e dos faróis que ajudam para um trânsito mais seguro, além de, responsabilidades e cuidados com os pedestres.
Para o motorista Gilmar Soares, a ação é positiva, pois reforça as obrigações dos motoristas “São dicas simples, mas que muitas vezes esquecemos ou na pressa deixamos de lado”, comenta.
Nesta segunda-feira (26), o movimento está sendo implantado na Estação Experimental da Epagri. O cronograma de atividades deste mês encerra na quinta-feira (29) com palestra para os alunos do Centro Educacional Pingo de Gente.
O Movimento Maio Amarelo foi criado para conscientizar a sociedade da importância de um comportamento seguro no trânsito. Para isso, cada um que apoiar a iniciativa pode desenvolver ações e materiais informativos. A ação leva como base dez regras de segurança no trânsito que abordam o respeito com o pedestre, limites de velocidade, a gentileza no trânsito, o uso de celulares ao volante, entre outros.