Uma nova realidade para quem utiliza bicicleta como meio de transporte ou lazer poderá ser vivenciada em breve pelos itajaieneses. O município contará com mais de 40 quilômetros de Ciclofaixas e Ciclovias que estão sendo readaptados e construídos. As obras irão interligar vários bairros da cidade. Os trabalhos são executados durante a noite, quando o movimento nas ruas é menor, e já começou pelo Centro da cidade.
Hoje Itajaí possui 27,3 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. Boa parte delas apresentam problemas como falta de sinalização e interligação. E foi por aí que os trabalhos começaram. Neste primeiro momento, a ação consiste na recuperação da malha cicloviária existente com nova pintura, colocação de taxões e sinalização vertical e horizontal, além da interligação das ciclofaixas já existentes e instalação de semáforos para os ciclistas e pedestres.
As melhorias começaram pelos cruzamentos das Ruas Silva, Samuel Heusi, Heitor Liberato e Carolina Vailatti e irão avançar de acordo com o cronograma estabelecido e executado em parceria entre as secretarias de Segurança, Obras, Planejamento e Urbanismo. O processo para que haja essa interligação dos bairros nem sempre é simples, em alguns locais será preciso rebaixar a via e até mudar o semáforo de pedestre.
Além disso, o município já elaborou projetos para a construção de mais 24,8 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e ciclovia compartilhada que serão executados em três etapas, beneficiando os bairros Cordeiros, Canhanduba, São Vicente, Ressacada, Centro, Fazenda, Cabeçudas e Cidade Nova. Destes, alguns ainda necessitam de captação de recursos, porém já iniciou a construção de mais 6,1 quilômetros de novas ciclofaixas na Avenida Abrahão João Francisco, a Contorno Sul, e no Binário do São Vicente, que compreende as Ruas Estefano José Vanolli e Otávio Cesário Pereira. Depois que o Binário for concluído, as suas transversais ganharão ciclofaixas e também serão interligadas. Em licitação, está a construção de mais 4 quilômetros de ciclovia na Avenida Ministro Victor Konder, a Beira Rio, e de ciclofaixas e ciclovia compartilhada na Avenida Reinaldo Schmitausen, em Cordeiros.
E, já existe projeto para a criação de ciclofaixas nas ruas Indaial e Tijucas. “O pedido feito pelo prefeito é que as pessoas possam percorrer toda a cidade de bicicleta e com segurança utilizando ciclovias e ciclofaixas”, salienta a Secretária de Segurança, Susi Bellini.
Ciclofaixas são espaços pintados no piso, sinalizando onde os ciclistas devem circular. Geralmente as ciclofaixas são pintadas nas ruas e avenidas e dividem espaço com os carros, dando exclusividade ao ciclista em determinadas faixas da via. Nos cruzamentos elas registram a preferência aos pedestres, mas os carros as atravessam.
Ciclovias são vias exclusivas para ciclistas, separadas fisicamente das vias de veículos por canteiros, calçadas, muretas ou meio fio. Nas ciclovias é proibida a circulação de carros, motos e também de pedestres, garantindo que o ciclista pedale com tranquilidade e segurança. Podem ser de mão dupla ou mão única e as ciclovias próximas a orla são bons exemplos deste tipo de via.
Ciclovias compartilhadas são vias onde o pedestre e os ciclistas utilizam o mesmo espaço, respeitando a sinalização horizontal que demarca o espaço de cada um.
_________________________
Informações adicionais:
Secretaria de Segurança
(47) 3249-5800